04 maio 2015

Os benefícios do vinagre de maçã

Oi gente!
Eu adoro pesquisar vários produtos que são benéficos à saúde! Dessa vez, pesquisei sobre o famoso vinagre de maçã e descobri que ele é muito bom; não são para a saúde, como para cabelos, unhas e pele.
Vamos conferir?


" O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. Ele é um potente anti-inflamatório natural que possui em sua composição vitaminas, sais minerais, enzimas, aminoácidos, pectina e betacaroteno. Rico em vitamina E, é antidepressivo e um poderoso antioxidante.  Proporciona inúmeros benefícios à saúde, principalmente devido a sua ação fortalecedora do sistema imunológico.
Além de melhorar a saúde, o vinagre de maçã também pode ser utilizado para tratar a pele e os cabelos. "

Benefícios para a saúde:
Possui ação digestiva, contribuindo para a diminuição da gordura corporal;
Auxilio na redução de peso e celulites;
Regula o armazenamento de açúcares;
Fonte de vitaminas, enzimas e ácidos orgânicos;
Fonte de ferro e de antioxidantes;
É altamente diurético;
Promoção do rejuvenescimento da pele e do cabelo;
Diminuição da sensação de fome;
Fonte de fibras, que contribuem para o funcionamento do intestino;
Combate doenças como anemia, artrite e asma;
Auxilia no tratamento de calos;
Prevenção do mal de Alzheimer;
Controle da pressão arterial;


Benefícios para os cabelos:
Cabelos ressecados: Esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e por isso tornam-se secos, ásperos, volumosos e cheios de frizz. Para deixar os cabelos mais saudáveis, use o vinagre de maçã que possui pH ácido, necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo mais brilhoso, macio e com menos volume.
Como faz? Depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador (a quantidade necessária para o comprimento dos fios) uma colher de vinagre de maçã. A quantidade de vinagre deve ser menor do que de condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue.

Para dar brilho: O vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho.
Como faz? Misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Limpeza do couro cabeludo: O vinagre de maçã limpa o couro cabeludo, melhorando a descamação.
Como faz? Misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague. Depois lave os cabelos normalmente; é como se fosse feita uma pré-lavagem.

Queda de cabelo: Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas como caspa, seborreia, dermatite, oleosidade excessiva e queda de cabelo.
Como faz? Com um algodão, aplique  o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.
Oleosidade do couro cabeludo: adicione no seu shampoo uma colher de vinagre de maça: isso irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.


Benefícios para a Pele:
Acne/oleosidade: Devido à sua acidez, quando o vinagre de maçã é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne.
Como faz? Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maçã. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete específico para sua pele, pela manhã e à noite. Logo depois, aplique protetor solar ou creme de hidratação.

Coceira e ferimentos: Por sua ação bactericida, restaura a acidez da pele e melhora a coceira e ferimentos. Pode ser utilizado o vinagre puro no local ou diluído em água.
Mãos ressecadas: Por equilibrar o pH da pele, o vinagre de maçã melhora o ressecamento da pele.
Como faz? Misture na mesma proporção, vinagre de maçã e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.

Manchas na pele: O vinagre é um agente clareador natural da pele.
Como faz? Para isso, coloque vinagre de maçã em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 minutos. Após isso, pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 minutos sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado deve aparecer em duas semanas.

Tonificar a pele: O vinagre de maçã tem propriedades adstringentes, útil para o tratamento de doenças da pele como psoríase e inflamações. Ele também tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas.
Como faz? Faça uns 50 ml de chá verde e acrescente uma colher se sopa de vinagre de maça, passe a mistura com um algodão na pele. Você também pode optar pelo chá de tomilho.

Como desodorante e clareador das axilas: Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a clarear a pele das axilas. Pode usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão.


Tratar os pés:
Pés cansados: Ajuda a aliviar dores e relaxar os pés.
Como faz? Em uma bacia, misture 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture tudo junto com uma quantidade de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos.

Chulé: Combine 2 partes de água com 1 parte de vinagre, e deixe o pé de molho. Isto ajuda a aliviar bem o odor. Você também pode usar uma mistura de 4 xícaras de água, 4 xícaras de vinagre e 1 ½ xícara de bicarbonato de sódio dissolvido no líquido. Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos.

Fungos de unha: Misture duas partes de água com uma parte de vinagre e mergulhe os dedos dos pés por 15 minutos a cada dia. O vinagre de maçã tem propriedades antifúngicas.

*Para essas receitas, use preferencialmente o vinagre de maçã orgânico.


Fonte de informações:  Tua Saúde e Beleza e Saúde.


Espero que gostem do post, até a próxima!
Beijos. 



10 comentários:

  1. Bom dia Leidiana..
    uso ele faz tempo nos cabelos...
    ficam uma beleza só..
    ultimamente uso antes o bicarbonato de sódio que limpa toda a quimica... logo depois de lavar termino com vinagre de maça e dou uma enxaguada de leve.. a cabeça fica leve rsrs
    bjs e lindo dia

    ResponderExcluir
  2. Que post , top !! ameiii s2
    vou anotar tds as dicas,principalmente pros cabelos :)
    tem post novo lá no meu blog, te aguardo por lá :
    http://byvaleriasantana.blogspot.com.br/2015/05/Gratidao.html
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai meu cabelo cai muitooo! Vou ver se o vinagre ajuda! Haha
    Beijos

    www.fernandamrgd.com

    ResponderExcluir
  4. Aquela tonalidade é muito bonita. E eu acho lindas essas cores meio indefinidas, sabe?! hahaha!

    Você acredita que nunca usei vinagre de maçã? Mas fiquei curiosa para testar. Minha pele anda mega oleosa, e por isso seria uma boa usar esse produto para ajudar!

    Ótima segunda, Lady!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Lady,
    Não sabia de tantas vantagens do vinagre de maçã. Que ótimo.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Odeio o cheiro de vinagre de maçã, mas ele realmente é eficaz. Uso com uma máscara no rosto, é muito bom. Não sabia que funcionava pro cabelo, vou testar!

    Beijo!

    belatriz.info

    ResponderExcluir
  7. Esse produto é fantástico! Eu gosto bastante de uma vez por semana usar vinagre de cidra no meu cabelo!

    Estou a seguir o teu blog!

    Beijinhos
    http://thepinkleatherjacket.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Ain amiga não sou muito de receitas para cabelos com vinagre, mas fiquei interessada na função limpeza do couro porque tenha problema com isso. Vou tirar um dia para testar. rsrs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir