31 agosto 2015

Como controlar as finanças e a renda familiar?

Oi gente!
Quem ai está passando por maus bocados com essa crise financeira? \õ/
Você não é a única pessoa, eu também estou nessa... haha
Essa crise pegou todos em cheio, está muito difícil arrumar emprego e até mesmo se manter nele. E com os preços altíssimos, somos obrigados a tomar medidas drásticas para estabilizar nossa economia e nosso dinheiro.
E para ajudar, trago dicas valiosas para termos controle da nossa renda e equilibrar o financeiro.
Vamos conferir?


Controle seus gastos pelo celular ou por caderneta: 
Esse é o melhor passo a ser seguido! Nada melhor do que anotarmos o quanto ganhamos e o quanto devemos gastar. Geralmente fazer as contas de rendimentos e despesas sempre à mão pode ser complicado, além de dar uma preguiça (haha).  Então para facilitar nossa vida, existem diversos aplicativos de celular na qual podemos sempre anotar quanto ganha e quanto gasta e, assim, controlar melhor as dívidas e as quantias que podemos guardar ou investir.

*Aplicativos grátis para Android: Controle Financeiro, Minhas Economias, Finanças Pessoais.
*Aplicativos grátis para IOS: Meu Dinheiro, Orçamento Inteligente, Minhas Economias.

Evite comprar por impulso: 
Eu particularmente custei a aprender essa dica. Mas quando aprendi a controlar minha compulsão por comprar algo desnecessário, saí em vantagem!
Eu antes, quando comprava alguma coisa que eu não precisava, chegava em casa e batia aquele remorso, pois gastei sem necessidade, com algo que não precisava.
Hoje, eu só compro algo que eu realmente preciso; seja uma roupa, um sapato, enfim. E fico feliz, pois quando compro algo que preciso, acabo poupando dinheiro (o que me possibilita a investir em outra coisa no futuro).


Pesquise muito antes de comprar:
Outra forma de evitar gastos desnecessários é pesquisar muito bem o preço das coisas; assim não há o risco de ter gastado além do que devia, dando assim uma possibilidade de ter economizado uma boa quantia, caso tenha comprado em outro lugar mais em conta. O que é o máximo né? Eu sempre pesquiso antes de comprar, seja um eletro ou remédio. E gente, dá uma diferença absurda, já economizei R$ 15 reais fazendo isso!

Não tenha vergonha de pedir descontos:
Em algumas lojas, os produtos podem ficar mais baratos quando são pagos à vista. Muitas vezes, você só saberá se perguntar ao vendedor. Pechinchar em situações como queima de estoque ou peças com pequenos defeitos também vale a pena.
Isso funcionou comigo; Eu fui à farmácia comprar um protetor solar, porém além do protetor ser caro (R$ 72,00) a drogaria não aceitava o cartão. Acabei indo em outra farmácia, que o preço do mesmo protetor era R$ 76,00, mais caro ainda (e não vinha brinde, como na outra farmácia), e eu, é claro, abri a boca para falar; “Nossa, na drogaria tal é mais barato e vem com água termal de brinde”. A moça logo perguntou qual era a farmácia, eu disse e quando ela pesquisou, fez o protetor solar para mim por R$ 68,00. Economizei R$ 8 reais... \õ/


Evite o cartão de crédito:
Com essa crise, usar o cartão de crédito é um perigo! Com a alta dos juros e inflação, é uma “bomba atômica” para a renda familiar. Pois, quando pagamos tudo com cartão de crédito, ficamos sem a noção completa do dinheiro que está indo embora. Quando usa dinheiro em espécie, temos uma percepção melhor dos gastos.

Fonte de informações: Yahoo Mulher.


Espero que gostem do post, até a próxima!
Beijos. 

11 comentários:

  1. Saber controlar as finanças não é tarefa fácil, boas dicas que vc deu, beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O mais difícil é não comprar por impulso,
    Sou a rainha da compra por impulso rs
    Kisses

    ResponderExcluir
  3. Ai que dicas incríveis... Adorei as dicas!
    Saber economizar, comprar o necessário faz toda diferença!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Depois que estabeleci uma meta parei de gastar a toa hahaha, foi só eu noivar que comecei a economizar muito mais, porque querendo ou não precisamos comprar ap, decorar, comprar móveis e talvez fazer festa de casamento, é muitaaaa grana.
    A gente precisa só de um FOCO, depois o resto é fácil.
    http://www.quemcasaquercasaouap.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, dicas maravilhosas para se por em prática no dia a dia.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. bem legal essas dicas! eu antes de comprar alguma coisa procuro bastante haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  7. Só compro o que realmente preciso e pago sempre a vista com dinheiro. Essa história de cartão de débito você tem que ter muito controle da sua conta para não ficar no vermelho
    Happy Blog Day!
    Boa noite pra vc.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  8. Que ótimas dicas , eu preciso me controlar nas pequenas coisas =\
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  9. às vezes acabo gastando demais e fico apertada no final do mês, mas é como você disse: quem nunca, né? hahaha vou dar uma olhada nos aplicativos, gostei da ideia!

    ResponderExcluir