02 setembro 2015

Tipos de cabelos cacheados

Oi gente!
Eu sempre tive curiosidade de saber quais são os tipos de cacheados que existem e qual é o meu tipo. Sim, eu tenho os cabelos cacheados, mas não consigo assumi-los porque eles são bem volumosos e não fico confortável com eles, além de não saber domá-los e nem ter paciência de arrumar as madeixas diariamente, já que cabelo cacheado requer tempo e paciência pra ficarem bonitos.
Então, resolvi pesquisar sobre os cabelos cacheados e agora compartilho tudo com vocês.
Vamos conferir?


Uma forma de tratar melhor os cabelos é entender o formato dos fios. Cada fio possui características bastante diferentes, o que acaba exigindo cuidados diferentes; tanto na definição das necessidades dos cabelos quanto na escolha de shampoos, condicionadores e tratamentos adequados.


Quanto aos cabelos cacheados; eles são classificados em três tipos: 2, 3 e 4.


Confiram no quadro abaixo:
TIPOS DE FIOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS

2A
Fio com ondulações leves que, muitas vezes, podem passar despercebidas.

2B
Fio com ondulações que predominam desde a região da orelha até às pontas.

2C
Fio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos.

3A
Fio com muitas ondulações em todo cabelo, mas ainda não forma cachos. Cachos abertos mais visíveis nas pontas. Há poucos cachos por mecha.

3B
Cachos mais fechados. Aumenta a quantidade de cachos por mecha.

3C
Muitos cachos por mechas, pois começam ser mais fechados e volumosos.

4A
Cachos menores e em grande número por mechas. Volume maior.

4B
Cachos muito pequenos. Começa-se a criar mais volume desde a raiz.

4C
Cachos minúsculos e imperceptíveis. Dificuldade de hidratação das pontas.




TIPO 2 - CABELOS CACHEADOS SEMI-ONDULADOS E ONDULADOS

Há uma pequena resistência em se classificar esses fios como cacheados, porque os fios do tipo 2 não formam os cachos propriamente ditos. No entanto, elas já apresentam características suficientes para pertencerem a esse grupo, sendo uma versão mais primária dos cachos em formatos espirais.

2A - Esse tipo de fio dá ao cabelo um movimento natural e a textura dele é bastante fina, por isso não há volume na região da raiz (porque é mais lisa) e das pontas. 
A cantora Sandy geralmente aparece com o cabelo nesse estilo.


2B - O fio 2B, já começa a apresentar pequenas ondas inconfundíveis desde o começo. O fio não é mais tão fino quanto o antecessor e têm mais propensão ao frizz. O aspecto natural é de fios mais secos e bagunçados. Quando recém- arrumado, fica bem comportado, mas caso contrário, ele pode armar e criar um aspecto mais desalinhado.
A modelo Gisele Bündchen apresenta esse estilo de fio.



2C - O fio 2C apresenta mais volume antes mesmo de chegar na altura das orelhas, o que faz as ondulações serem bem mais visíveis e inconfundíveis. A semelhança com os cabelos cacheados já começa nesse fio, pois a intensidade das ondas é maior. 
Mel Fronckowiak possui madeixas em formato 2C.



TIPO 3 – CABELOS CACHEADOS

Esse tipo de fio é reconhecido de longe como cacheado. Estão presentes em todos os subtipos do tipo 3, desde o volume até os cachos já formados. A necessidade de água que esses cabelos precisam já é mais urgente e deve ser mais intensa para manter o formato e a definição.

3A - Os fios são mais finos, sendo que a raiz é mais lisa e começa com ondas espaçadas. Os cachos são visíveis a partir da altura das orelhas, onde é aparente um volume controlado que dá definição aos fios. Os cachos em si são mais abertos o que resulta em poucos deles por mechas de cabelo.
A cantora Lorde tem os cabelos em cachos 3A. 


3B - O volume já é mais perceptível e, para controlá-lo, já são necessários maiores cuidados que podem ajudar a manter a definição. Os fios começam há engrossar um pouco e pode-se perceber que as pontas tendem a ser mais ressecadas, por causa da dificuldade que a oleosidade tem de sair da região raiz e chegar à outra extremidade dos cabelos.
 Os cabelos naturais da atriz Ana Paula Arósio ostentam esse estilo de fio.


3C - O fio 3C é mais seco e os cachinhos já se fazem presentes em maior quantidade por mecha. Os tamanhos deles são mais reduzidos o que gera maior volume, que é perceptível desde a raiz – que, por sua vez, se torna mais alta que os tipos anteriores. A hidratação para esse fio é uma obrigação e deve ser feita com maior regularidade. A definição do cacho pode ter auxílio de mousse, gel ou leave-in, para evitar que fique armado e sem forma. Tem maior propensão ao frizz na parte posterior (geralmente por causa do atrito com o travesseiro).
A atriz Thais Araújo tem madeixas estilo 3C.



TIPO 4 – CABELOS CACHEADOS CRESPOS / AFROS

Conhecidos como crespos e afros, os cabelos do tipo 4 também são cacheados, embora alguns acreditem que não. No entanto, a diferença maior é que, independentemente de molhados, os fios não perdem a estrutura cacheada. Os cabelos do tipo 2 e 3, quando em contato com água, tendem a adquirir aspecto liso e levemente ondulado, o que não acontece com os cabelos com fios do tipo 4. Os cuidados precisam ser redobrados, pois esses fios são mais frágeis e muito delicados.

4A- Os fios tendem a ser mais finos e definidos na região das laterais e mais grossos na região de cima do cabelo. Isso por causa do contato com o sol, que acaba tendo incidência bem maior nessa área. Tem aspecto mais flexível, no entanto é muito frágil por causa da proximidade dos fios. Os cachos são bastante estreitos e lembram a aparência de pequenas molas.
 A DJ e cantora Solange Knowles, irmã da cantora norte-americana Beyoncé, tem cachos em estilo.


4B – Esse fio tem menos definição se comparado ao tipo 4A. É bem mais seco e o aspecto do fio se assemelha a um Z por causa dos ângulos que forma ao desenhar o cacho. O fio é mais rígido, mas ainda assim é frágil, o que faz com que se tenha muito cuidado ao pentear, lavar e hidratar. 
A comediante Yvette Nicole Brown têm fios 4B.


4C – Também forma o aspecto semelhante à letra Z, no entanto, já não têm definição como os tipos 4A e 4B. Esse é o mais frágil dos fios e também o mais difícil de ser trabalhado, pois pode “esconder” cerca de 70% do tamanho real do cabelo. Geralmente, na região da nuca, apresenta fios do tipo 4B, onde se percebe um pouco de definição.
 A cantora Erykah Badu possui o cabelo tipo 4C.



Fonte de informações: Blog Patricinha Esperta.



E aí, qual é o tipo de cacheado que você tem? Eu tenho o tipo 3B com 3C. 

Espero que gostem do post, até a próxima!
Beijos. 


10 comentários:

  1. Seu cabelo é a mistura de 3b com 3c? Cara, teu cabelo é lindo, lindo, lindo!!!
    Amei o post!!! ^^
    beijos da MaVi

    https://marivicente.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Leidiana,adorei o posts,que pena que o meu cabelo é liso escorrido rs já tentei fazer cachos e só fica meia horas com cachos e logo escorre rsrs é assim mesmo nós mulheres nunca esta satisfeita com que tem se tem cabelo liso quer cacheado se tem cabelo cacheados quer liso e assim por diante rsrs.bjs linda

    ResponderExcluir
  3. Bom acredito que o meu tipo é o 2C =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  4. O meu cabelo não é cacheado por isso não me inclui nessas classificações

    Boa noite pra vc.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  5. Gostei da segunda, terceira e quarta imagens.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. amei o post, eu acho lindo cabelos cheio de cachinhos
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amiga é tão difícil essa classificação que inventaram né, o meu cabelo ele não se decide nunca então, fico entre o 2c e o 3a, tem vezes que acordo super 3a, tipo a Lorde mesmo nessa foto e me odeio. hahahaaha E confesso que pelo menos uma vez na vida ele já foi 3b também, não sei como. rs
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  8. Cabelos cacheados loiros, negros ou avermelhados, escondem segredos.
    Impede-me de toca-los...
    "Óh, morena dos cabelos longos e cacheados, soltos ao vento. De longe admiro tua beleza, sua voz uma doce melodia, e o teu sorriso é o que tanto espero quando amanhece."
    Hó mulheres de lindos cabelos castanhos cacheados nas postas, olhos com cílios grandes e uma boca de lábios finos e sorriso largo.
    Você se torna mais atraente sendo a mulher que você é. De cabelos lisos ou cacheados. Com maquiagem ou com o rosto ao natural. Vestindo roupa de grife ou com uma calça jeans e uma camiseta básica. Você se torna atraente por aquilo que seu olhar transmite, pelo que seu corpo revela, pelo que seus lábios dizem, ou seja, por sua essência.
    Linda postagem..... bj de carinho no coração

    ResponderExcluir