15 janeiro 2016

Como superar a perda de um Pai?

Oi gente!
Eu pensei que esse ano de 2016 seria um ano feliz e maravilhoso... Até que no dia 8 de janeiro veio a notícia mais triste da minha vida: Meu pai tinha dormido no dia anterior e não acordou mais.
Na hora eu não acreditei sabe? Meu pai estava saudável, feliz, curtindo sua temporada de férias e descanso.


Não foi fácil perder meu pai, chorei a viagem inteira rumo à Bahia, chorei copiosamente quando meus parentes me abraçaram, chorei quando voltamos para a casa e sabia que ele nunca mais voltaria para a casa. Foi como se meu pai tivesse levado uma parte dele comigo, na qual nunca cicatrizará.


Chorei quando soube que o bairro inteiro onde eu moro ficou sabendo da morte do meu pai detalhadamente, sendo que minha família e eu não contamos para ninguém quando viajamos e deixamos tudo para trás, exceto para uma amiga minha... Depois disso, no dia seguinte, o bairro inteiro estava sabendo e quando chegamos todos estavam atrás da gente apenas para matar a curiosidade de saber como meu pai morreu. Foi uma baita decepção, pois confiei nessa pessoa que foi desleal comigo, ainda mais nesse momento tão doloroso. Nem consegui dormir no dia, na verdade, faz dias que não durmo direito.


Hoje completa 1 semana que meu pai morreu, todos os dias eu sinto saudades... Saudades de assistir TV com ele e minha mãe na cozinha enquanto jantamos, saudades de ver ele deitado na cama da varanda ou na rede lendo a Bíblia, saudades de ver meu pai toda a manhã fazendo seu café, saudades de quando ele me ajudava a cuidar dos meus passarinhos, saudades de quando ele brincava com meu cachorro Leitão, saudades das piadas, do riso, das conversas, da diversão. Meus olhos se enchem de lágrimas quando lembro de cada momento, se eu soubesse que dia 14 de Dezembro iria ser o último dia que eu iria vê-lo com vida, eu teria ficado mais tempo, teria dado um abraço apertado, teria declarado mais o meu amor por ele.
Meu pai saiu de BH nesse dia para passar uma boa temporada na Bahia e nunca mais voltou.


Nos últimos momentos de vida, meu pai estava feliz da vida, renovado e fazendo tudo que ele mais amava: Visitou a sua família de lá do Sul da Bahia, pescou, andou de bicicleta pelas ruas planas, tomou banho de mar, tirou várias fotos no mar, passou a virada de ano na orla da praia de Alcobaça, ficou feliz em poder pescar em alto mar com meu primo e antes de morrer, ele preparou tudo para a próxima pescaria que infelizmente não aconteceu.


Enquanto eu estive na Bahia para me despedir do meu pai, eu sempre que olhava o mar azul, meus olhos encheram de lágrimas, pois na última vez que conversei com meu pai no telefone, ele disse que estava de frente para o mar e ele estava azul e tão lindo. Meu pai estava feliz.

Antes de voltar para a casa, passei no cemitério para ver meu pai pela última vez... Chorei dentro do ônibus de saudade e de dor. Como dói perder um pai gente, ainda mais de uma forma tão inesperada.



Vou carregar para sempre o carinho do meu pai, a sua humildade, seu carinho, sua alegria, suas broncas, seu exemplo de ser humano excepcional. Meu pai era o melhor em tudo que fazia, e em memória dele eu serei como ele.
Eu irei me lembrar de você assim meu pai, feliz e divertido. Sinto sua falta todos os dias que eu fico em casa e olho por todos os lugares que você ficava... E saber que você nunca irá voltar para a casa dói muito. Eu te amo e serei a melhor em tudo, amarei mais as pessoas, darei mais valor a minha família, serei mais humilde em memória à você.


Descanse em paz meu pai, te amarei para sempre! 

22 comentários:

  1. Eu reparei a sua falta no blog e agora eu entendo tudo :/. Sinto muito Lady,eu não sei como é perder um pai,mas já imaginando sei que dói d+. Eu espere que aonde ele esteja,esteja bem e que seja feliz,assim como ele devia estar olhando o mar e pescando. A vida passa rápido e algumas parecem que passam mais ainda. E quanto a sua amiga...foi a vida mostrando de uma forma horrível que era melhor não confiar nela. :/
    Melhoras Lady...
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que Deus o tenha! :( Meus sinceros sentimentos à vc e sua família! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu sentimentos leidiana .
    É tão ruim né perder um ente querido ?! principalmente quando é alguém que somos tão proximos e quando é uma morte inesperada .
    Que Deus conforte teu coração e tua família.

    bjs.
    www.MirellysEspinelli.com

    ResponderExcluir
  4. Meus Pesamos Por Vocês Espero Que Se Recupere Rapido ♥

    http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
  5. Leidi querida, sei exatamente o que está sentindo.. perdi meu pai faz 7 anos e sinto MUITA falta dele!! Só posso te desejar meus singelos sentimentos, sou sua leitora e mais do que isso sua amiga.. sempre estarei aqui. O tempo é o melhor remédio e seu pai sempre estará te olhando e te guiando!!

    Um beijo enorme no seu coração e na sua família!!
    www.bloghelenacampos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Meus pêsames, Leidiana :( Suas palavras me emocionaram demais e só por elas dá para saber o amor que você tinha por ele. Por mais que a saudade seja muito grande, tenha certeza que ele está lá em cima orando por você todos os dias, e vai ver e se orgulhar de todos os feitos que você fizer. Fica bem, linda! <3

    ResponderExcluir
  7. Lady, o que posso te dizer? Sei que não há palavras suficientes para expressar a minha tristeza em ver esse seu post, consegui imaginar a sua dor diante desse momento, meu coração esta contigo sua linda, não posso lhe dar um abraço físico, mas se sinta abraçada virtualmente. Também tenho um pai presente e somos bastante unidos, não consigo imaginar em como será ficar sem ele, mesmo sabendo que é lei da vida, é algo que nunca estamos preparados. Desejo muita força para você e toda a sua família, que Deus abençoe vocês e saiba que em algum lugar seu pai estará olhando por você. Abraço grande!

    http://www.meudiariovirtual.com/

    ResponderExcluir
  8. Meus sinceros sentimentos Lady,que Deus conforte seu coração.Beijos

    ResponderExcluir
  9. Minha querida!

    Não há, não tenho palavras para comentar as tuas. Sei o que estás sentindo, porque em 2008 também perdi meu pai e ele pouco passava dos 70 anos. O teu, partiu mais novo. Se vê isso na foto, perfeitamente. Tinha uns olhos verdes, esperançosos, lindos, cheios de vitalidade e um rosto agradável, simpático e ternurento.
    Tu és muito parecida com ele fisicamente e provavelmente, também, em matéria de feitios. Como te deves sentir orgulhosa!

    Leidi, minha doce amiga, ah como eu gostei de ler teus desabafos, aqui, dizendo tudo o que se passou antes e após o falecimento de teu pai.
    Se deitou bem, feliz, com genica e com vontade de continuar suas pescarias, mas Deus entendeu que estava na hora de ir para junto Dele. Aceita isso, minha querida Leidi (eu sei que é difícil, neste momento), com amor e dor. São sentimentos opostos, mas, por vezes, eles coabitam.

    A reação da tua "amiga" foi bastante negativa, reprovável até, porque tu só falaste pra ela, dizendo do falecimento de teu pai. Porquê a divulgação do acontecimento? Sabes, e vou falar contra nós, mulheres. A gente tem sempre uma outra amiga a quem contamos o que a amiga "x" contou, e que por sua vez a amiga da amiga tem outra amiga. É preciso parar com esta mentalidade provinciana. É preciso evoluir. Procede como entenderes, futuramente, em relação a ela. A tua melhor amiga é a tua mãe e irmãs, se as tiveres.

    Não te culpes por acontecimentos passados, por aquilo que poderias ter feito e não fizeste, porque nem tu nem ninguém sabe o que vai acontecer no minuto seguinte. Deste a TEU AMADO PAI todo o amor, atenção e disponibilidade interior, enquanto ele pertenceu a essa vida, então, não fiques com qualquer tipo de remorso.

    Estás cursando Direito e vais continuar, agora, ainda com mais empenho e dedicação. Teu pai, lá no céu, está olhando por ti e ama ver teus sucessos e progressos.

    Chora, qdo necessitares e em qualquer lugar, porque isso te alivia. Não aceites falinhas mansas de falso conforto, pke quem está sofrendo és tu, irmãos e tua mãe, que vai sentir muito a falta de seu marido. Conforta-a e lhe dá um beijo de uma amiga virtual tua, que é portuguesa.

    Sempre que precisares falar, fala, fala comigo, porque tenho alguma formação em Psicologia e sei quanto é difícil uma perda desse teor. Eu irei passando por cá, com regularidade, naturalmente, linda e doce Leidi.

    Não ligues para o que as pessoas possam dizer ou pensar. O importante é aquilo que tu sentes e que é VERDADEIRO.

    QUE TEU PAI ESTEJA NO PARAÍSO, À DIREITA DO PAI, LUGAR DOS BONS E JUSTOS.

    Beijos e um enorme abraço, de ♥

    ResponderExcluir
  10. Olhei, de novo, o título da tua postagem e não consigo te dar uma resposta cabal. Não há como. Não há receitas, e mto menos milagrosas. Só o tempo aliviará o teu sofrimento.

    Beijos, mil, minha querida amiga!

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, primeira vez que passo por aqui. Queria te dizer que sinto muito pela sua perda. Q Deus possa confortar seu coração e amenizar a sdd.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Amiga, me emocionei ao ler o que escreveu as fotos, sabe eu moro longe de meu pai e me fez refletir tanta coisa,meu pai e tudo que mais tenho nesse mundo e amo e não me vejo sem ele, ao ler esse texto, vejo que preciso estar mais presente, pois não sabemos o que pode acontecer amanha, minha linda, que Deus conforte o seu coração e te de paz, saiba que ele esta num lugar melhor agora e logo encontraremos, que Deus abençoe sua casa e conforte os corações.
    Sinto muito. Deus te abençoe
    www.byvaleriasantana.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Leidiana, eu sei como é a dor de perder alguém que ama, e o tempo passa e a saudade não diminuí, mas saiba que Deus sabe de todas as coisas, e com certeza seu papai , um homem tão digno está em um lugar maravilhoso, e você deve guardar em seu coração todos os momentos felizes que passaram juntos. Que Deus possa te confortar sempre, e te amparar nos momentos de tristeza. bjus

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus flor eu não sabia.
    Amiga que Deus conforte o seu coração nesses momentos.
    Saudade é uma coisa que só quem vive sabe não é mesmo?
    O importante é que ele estava feliz, tente se lembrar disso nos momentos mais difíceis.
    Beijos! <3

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  15. Poxa, Lady :/
    Meus sentimentos! Sei que para uma perda não há palavras que confortem, mas Deus se caberá disso.
    _Abraz apertado!

    ResponderExcluir
  16. Muito lindo o seu texto! Até fiquei arrepiada... Acho que é uma homenagem linda que lhe fazes!
    Um Beijinho e um abraço grande de Portugal ❤
    http://myfashionodysseyblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  17. Lady, sem dúvida essa é uma dor que nunca passará, apenas dará lugar a uma saudade sem fim. Sinto muito pela sua perda, no final do ano também passei por uma situação semelhante, com meu pai na UTI, mas graças a Deus ele se recuperou, por isso que consigo imaginar o tamanho da sua dor. Mas que lindas palavras as suas!

    Um abraço carinhoso,

    Carla

    ResponderExcluir
  18. Poxa... Meus sentimentos.
    Espero que já estejas melhor.
    Ficam as boas lembranças e os bons momentos.
    Abs
    http://www.bibicasou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir