21 maio 2016

Cuidados especiais para cães e gatos

Oi gente!
Tirei um tempinho para poder dedicar ao blog, antes de voltar a estudar.
Como eu sou apaixonada por animais, resolvi compartilhar algumas dicas de como poder cuidar deles em casa corretamente.
Vamos conferir?


O cuidado com a limpeza dos cães e gatos também evitam a ocorrência de doenças, pulgas, piolhos e carrapatos. Os olhos, orelhas e a boca merecem atenção especial, já que secreções e odores nessas regiões podem indicar problemas de saúde.


Como cuidar dos pets em casa? 

Banho: Cães devem tomar banho apenas a cada 15 dias, enquanto gatos, que costumam se limpar sozinhos somente uma vez por mês. Após o banho, o animal deve ser muito bem seco, seja ao sol, toalha ou secador em temperatura média.

Produtos: Como o olfato dos bichos é apurado, evite perfumes fortes que possam irritá-los. Use produtos próprios para cães e gatos, impedindo processos alérgicos e o ressecamento da pele.

Escovação: Auxilia na manutenção da limpeza e é também um carinho. Pode ser feita duas vezes por semana.

Orelhas: Não deixe entrar água no ouvido deles, pois, se entrar, pode causar processos inflamatórios, ácaros e fungos. Após o banho, com algodão ou gaze, retire o excesso de cera. Tome cuidado para não empurrar outras impurezas para dentro do ouvido.

Olhos: Se o pet estiver com secreção amarelada nos olhos, isso indica que há algum problema, nesse caso, leve-o veterinário. Se a coloração for transparente ou escura, limpe com algodão ou gaze umidificada. Evite pelos muito compridos sobre os olhos, pois podem irritar e aumentar a produção de lágrimas. Apare com muito cuidado a região, se necessário.

Boca: Para prevenir doenças como gengivite ou periodontite (quando há corrosão dos tecidos, o que pode levar à perda dos dentes ou, em casos extremos, infectar os órgãos vitais do animal), é importante fazer a escovação dental diariamente, sempre com escova e pasta próprias para eles.
Uma boca saudável apresenta gengiva rosada e úmida e dentes brancos com pouca concentração de tártaro.

Unhas: Se seu pet anda com frequência em terrenos ásperos, as unhas se gastarão naturalmente. Caso contrário, será necessário cortar só as pontinhas mas com cautela.
As unhas são irrigadas por vasos sanguíneos e é preciso atenção redobrada para atingi-los. Por isso o mais indicado é procurar ajuda profissional.


LEMBRETE: A cada ano, leve o animal de estimação para um check-up no veterinário.



E como vocês cuidam dos seus pets? Comente!



Até a próxima!
Beijos. 

27 comentários:

  1. Adoreeei as dicas e agora que está mais friozinho o cuidado tem que ser redobrado né?!! ^^ Beijos lindaaa

    http://obloglapimentaporisabelacariani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive nem cachorro, nem gato, nem qualquer outro pet, mas fiquei curiosa mesmo assim e vim ler quais são os cuidados para esses bichinhos tão amáveis! Adorei o post :) Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, caiu como uma luva, já que adotei uma gatinha a pouco tempo e ainda estou aprendendo a cuidar dela :D

    http://www.sweetexpected.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro animais, tenho um cão e uma gatinha *---*
    Eu sempre tive esses cuidados com eles.. Amo demais meus bichinhos. Bjs
    Blog / Fan Page / Instagram / Twitter / Canal no Youtube

    ResponderExcluir
  5. Awn, sou louca pra ter um cachorro, mas não me deixam ter nada aqui, nem cachorro e nem gato. Minha vó morre de medo de qualquer tipo de animal, aí ela diz que se eu aparecer com um animal de estimação aqui, é ou ela ou o animal :( hahaha! Quando eu morar sozinha, vai ser a primeira coisa que vou fazer: adotar.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu dou banho na minha cachorrinha em casa mesmo e gostei muito das dicas! ♥
    X J X C X

    ResponderExcluir
  7. Olá lindona,
    Achei esse post super legal. É sempre bom aprender um pouco mais em como cuidar dos nossos bichinhos de estimação.
    Beijos lindona.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lady!
    Eu não tenho pets, mas achei legal as dicas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. eu tenho um gatinho, adorei as dicas <333

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  10. Dicas bastante úteis, amei! Sempre quis ter um cachorrinho de estimação, mas moro em apartamento e não acho que seja um lugar adequado para se criar um animal.
    Amei o post!

    Um beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Adorei o post, nossos animais merecem ser muito bem cuidados ♥
    Ótimas dicas.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  12. Não tenho pets, mas adorei suas dicas.
    Big beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  13. Ai que lindos! Eles realmente merecem todo esse cuidado. Amei o post diva. Eu não tenho pet mas quando tiver vou seguir essas dicas.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas!
    Apaixonei no seu blog,to seguindo
    Ah! visite meu cantinho http://confianapicture.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimentos já são o bastante. Um cachorro não liga se você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Dê o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo?
    Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puras e especiais? Quantas pessoas nos faz sentir...extraordinários?
    Por isso tais cuidados devem sim serem levados a sério por aqueles a quem por si se apegou ao seu bicho de estimação...
    Lindo poster princesa.... big bj

    ResponderExcluir
  16. Tenho 5 filhos da raça Lhasa Apso, e o que tenho a dizer é OBRIGADA PELO POST!!! <3

    Beijos
    http://blogmacaverde.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nós temos uma cachorra e o cuidado com ela é importante. Obrigada pelas dicas

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Bom dia linda, tenha uma ótima semana.
    Adorei o post, ótimas dicas de cuidados, tenho um cachorrinho em casa, e achei uma fofura todos os cuidados que você citou.
    Um beijo

    www.dicasdamandy.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que post mais amor, amei demais.
    Beijoos.❤
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Lembro que quando eu tinha gatinhos, era um sufoco para dar banho neles, eu acabava me molhando toda kkkk, mas os cuidados com nossos bichinhos são essenciais <3 beeijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  21. Cuidar dos nossos bichinhos é super importante mesmo Leidy, beijos.

    https://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Sou louca pra ter um gatinho, mas sempre que penso nos cuidados que tem que ter dá uma preguiçinha hahaga,ótima resenha Lady. Beijoshttp://blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br/2016/05/quinze-postagens.html?m=1

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito das suas dicas, eu amo cuidar dos meus bichinhos <3
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  24. Oii!
    Adorei as dicas!
    Sigo mais ou menos elas, a parte difícil é escovar os dentes! Elas tentam fugir de todo jeito, hehe!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  25. Eu adoro animais ,e amei saber mais um pouco de como cuidar dos cães e gato .adorei.bjs linda

    ResponderExcluir
  26. Tem que ter um super cuidado com os nossos filhos de patas né?
    Eu dou banho na minha filha, na última vez tive que dar no chuveiro e morno porque tava tão frio e ela tem muito pelo. rs
    Eu dou banho de 15 em 15, mas tem vezes que tenho que dar antes porque ela já está mais velha e fica suja muito rápido.
    Adorei as dicas.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir